Para realizar bons investimentos, não basta alocar o dinheiro em uma possibilidade. É preciso analisar riscos, fazer o acompanhamento e executar mudanças para potencializar os ganhos. Para quem começa agora ou não tem tanto tempo quanto gostaria, vale a pena saber o que é robô advisor e por que ele é uma solução.

Essa máquina ou plataforma faz todo o “trabalho pesado” do investidor e gera grandes benefícios. Longe de ser uma figura metálica que anda e fala, o recurso é muito útil em tempos de cada vez mais tecnologia.

Na sequência, mostramos o que é robô advisor e entenda quais são os pontos que merecem a sua atenção.

O que é robô advisor?

Na era digital, há cada vez mais recursos automatizados. Agora, é possível ser atendido automaticamente em um site, bem como usar ferramentas das redes sociais para fazer compras.

As novidades se estendem ao mercado financeiro e levaram à criação do robô advisor. Basicamente, trata-se de uma plataforma ou serviço que utiliza algoritmos para tomar decisões lógicas sobre investimentos.

Tudo começa com o cliente, que responde um questionário sobre o seu perfil de investidor, o dinheiro de que dispõe e os seus objetivos. A partir disso, o robô advisor cria um planejamento financeiro automático e define como deve acontecer a alocação dos recursos nos ativos financeiros.

A disponibilidade de ofertas depende da empresa responsável. Normalmente, há títulos de renda fixa pré e pós-fixada e os de renda variável. Entre as possibilidades, estão Tesouro Direto, CDB, LCI/LCA, fundos de investimentos, ações, entre outros.

Com o tempo, o próprio algoritmo aprende com as decisões tomadas, o que leva a uma eficiência ainda maior. Em geral, ele precisa de pouca ou nenhuma supervisão humana, que é o que garante a automação.

Quanto aos custos, é comum que seja cobrada uma taxa em cima dos ganhos e/ou do valor aplicado. Em compensação, normalmente não há cobranças extras, como taxa de carregamento ou de performance.

Para que ele serve?

Basicamente, podemos dizer que o uso dessa ferramenta tem o objetivo de ponderar uma aplicação e, a partir disso, definir a melhor maneira de agir. Como ela emprega o perfil do cliente como base, é capaz de fazer as escolhas corretas quanto à configuração da carteira de ativos financeiros.

Ou seja, ele cria a carteira ideal, de acordo com o perfil e os interesses de cada um. Na prática, isso significa executar uma gestão de investimentos de forma totalmente automatizada.

Além de tudo, realiza um monitoramento dos ganhos e movimentos, de modo a fazer os ajustes conforme o necessário.

Quais são as vantagens desse recurso?

Depois de saber o que é robô advisor e como funciona, dá para entender que ele avalia o perfil e direciona os recursos para a melhor opção disponível. Esse fluxo de ações é essencial e gera muitos benefícios. A seguir, veja quais são os pontos principais.

Eliminação dos conflitos de interesse

Um dos problemas de deixar os seus investimentos nas mãos de profissionais é o risco de ocorrerem conflitos de interesse. Em uma empresa amplamente capacitada e de qualidade, isso não acontece. Mesmo assim, ao lidar com pessoas, não dá para desconsiderar a possibilidade.

Depois que explicamos o que é robô advisor, ficou clara que se trata de uma alternativa automatizada e feita por computador. Desse jeito, não há riscos quanto aos conflitos de interesse, o que melhora toda a segurança.

Democratização de acesso

Um dos obstáculos para quem deseja começar a investir é a falta de conhecimento. Dependendo dos interesses, o mercado pode ser um pouco confuso e exigir algum treino para passar a ganhar dinheiro. Quem não tem o apoio de uma assessoria de investimentos, por exemplo, tem que lidar com tudo sozinho.

com esse robô é possível começar a aplicar sem muita dificuldade. Como todas as decisões são tomadas por algoritmos, o investidor não tem que se preocupar com nada. Isso democratiza o acesso e, inclusive, faz com que os primeiros ganhos surjam mais rapidamente.

Obtenção de melhores resultados

Principalmente para quem começa agora ou não tem muita experiência, pode ser difícil saber como movimentar o dinheiro. Há casos em que o investidor perde boas oportunidades por deixar o valor em uma opção menos atraente. Em outros, a perda acontece por não aguardar os rendimentos. No final, os ganhos são prejudicados.

Já com o robô advisor, a ação é pragmática e direcionada. Ao considerar os objetivos de cada um, há a seleção sobre as melhores opções. Trata-se de algo que potencializa o desempenho e, portanto, gera ganhos otimizados.

Diminuição dos riscos

Principalmente para quem é conservador e não tem muita tolerância aos riscos, o robô advisor é uma opção que ajuda a reduzir o nível de riscos de investir. Naturalmente, não é possível dar garantias ou certezas sobre bons resultados. No entanto, as chances de erros são praticamente nulas.

Para quem quiser diminuir a probabilidade de perder dinheiro, portanto, essa é uma ótima escolha. No final, isso oferece a segurança para dar os primeiros passos e obter os ganhos iniciais.

Automação do atendimento

Um só robô advisor é capaz de “atender” centenas ou milhares de pessoas simultaneamente. Para as empresas, isso é ótimo porque significa que ocorre escalabilidade, ou seja, a chance de construir resultados cada vez melhores e que se sustentam.

Para quem investe, é sinônimo de não ter que esperar horas até receber uma informação e de ficar muito mais satisfeito.

Como aproveitar esse recurso?

Embora prometa facilidade e bons resultados, o uso do robô advisor exige consideração, planejamento e boas escolhas. É preciso, por exemplo, selecionar uma empresa confiável, entender a metodologia e verificar as taxas.

Também é essencial compreender se essa é a alternativa indicada para você e se o seu perfil se encaixa na proposta de alocação dos ativos.

Para facilitar todo o processo, sugerimos ter o suporte de uma boa empresa de assessoria de investimentos. Especializada no mercado financeiro e com muita experiência, é capaz de dar as melhores indicações sobre como proceder.

Agora que você já sabe o que é robô advisor, pode adicionar esse recurso à sua forma de aplicar o dinheiro. Para tanto, recomendamos entrar em contato conosco da Plano de Vida e descobrir como podemos ajudar!