O que você planeja para o seu futuro? Tirar as férias dos seus sonhos? Abrir seu próprio negócio? Ter uma aposentadoria tranquila? Ou, quem sabe, pagar a faculdade dos seus filhos? Seja qual for os seus objetivos, só existe uma maneira de alcançá-los: economizar e investir seu dinheiro.

E se você quer começar a poupar para o seu futuro, não poderia estar em um lugar melhor. Neste artigo, vamos explicar sobre gestão de investimentos e como essa estratégia pode o ajudar na conquista dos seus objetivos. Está pronto para começar a se planejar financeiramente? Então, acompanhe a leitura!

O que é gestão de investimentos por objetivos?

Está mais do que comprovado que fazer as coisas com o foco em algum objetivo é a maneira mais eficiente de ser bem-sucedido, em qualquer esfera da vida. Em uma dieta, por exemplo, você atingirá sua meta muito mais rápido caso elabore um programa com foco em perder um determinado número de quilos em vez de simplesmente “emagrecer por emagrecer”.

Então, por que seria diferente quando o assunto é os investimentos? Se você traçar uma meta, saberá exatamente qual caminho percorrer até atingi-la, não é mesmo? Foi pensando nisso que o conceito de gestão de investimentos por objetivos foi desenvolvido.

Ao definir um objetivo, você não estará apenas acumulando dinheiro sem propósito e terá uma razão para seguir em frente. Dessa forma, é muito mais fácil você se manter firme no caminho a percorrer até alcançar suas metas.

Ainda nos dias de hoje, os grandes bancos e alguns assessores de investimentos tradicionais continuam a recomendar e vender aplicações com base nos seus retornos históricos. Um ponto extremamente importante a ser lembrado, mas que nem todos sabem, é que os retornos passados não são garantias de desempenhos futuros.

Isso quer dizer que, mesmo que uma determinada aplicação tenha tido retornos extraordinários nos últimos anos, não existe nenhuma garantia de que esse rendimento voltará a ocorrer. E isso boa parte dos gerentes de banco costumam não contar para você. Eles apenas mostram os números meteóricos (e atraentes) para lucrarem com os bônus e não se importam se aquilo vai ser benéfico ou se vai ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Portanto, investir o seu dinheiro apenas com base no que já aconteceu e esperar que aquilo se repita, não está com nada. Por isso, há bastante tempo atrás, os detentores das grandes fortunas desenvolveram o conceito de gestão de investimentos por objetivos. Hoje, felizmente, esse conceito pode ser utilizado por quem quer que seja, basta saber onde procurar.

Como a tecnologia ajuda na gestão de investimentos?

No mercado, o consenso é simples: os investimentos de renda fixa trazem mais segurança para o investidor, mas, por outro lado, têm bem menos rentabilidade do que os métodos de renda variável.

Mas, e se fosse possível mesclar a segurança da renda fixa com a rentabilidade da renda variável? Os ETFs (Exchange Traded Funds), são os fundos de índice que são negociados como ações nas Bolsas de Valores.

Aqui no Brasil, por exemplo, um famoso ETF é o BOVA11, que replica o índice Bovespa. Então, caso o Bovespa suba, a cotação do BOVA11 também vai subir, e vice-versa. Esses investimentos são considerados mais seguros do que as ações, justamente porque replicam índices que têm carteiras bastante diversificadas. Essa diversificação, de certa forma, reduz um pouco a volatilidade e, consequentemente, o risco.

Mas, afinal, como saber quais fundos são os ideais para você? A resposta que ilumina o seu caminho é uma só: a tecnologia. Em países da Europa, Ásia e EUA, mesmo os investidores que já têm bagagem técnica, utilizam os chamados robô advisors para auxiliar na tomada de decisões antes de fazer uma nova aplicação.

Esses robôs de investimentos são compostos por uma inteligência artificial capaz de elaborar estratégias específicas para cada tipo de pessoa, bastando apenas estabelecer os objetivos e responder algumas perguntas pessoais sobre como você lida com o dinheiro.

Com o passar do tempo, o algoritmo dos robô advisors aprendem o seu comportamento financeiro e conseguem ser ainda mais precisos nos diagnósticos e sugestões de investimentos.

O melhor de tudo é que a tecnologia por trás dos robô advisors são adaptáveis a cada tipo de pessoa. Então, no final das contas, não importa se você é um investidor conservador ou agressivo e se planeja economizar para comprar uma casa, um carro ou para a aposentadoria. Para cada perfil e objetivo, o robô elabora um planejamento personalizado e adequado às necessidades individuais.

Aqui no Brasil já existem diversas plataformas que oferecem esse tipo de serviço. Algumas delas são Warren, Monetus, Magnetis, Verios e Plano da Vida.

Por que esse modelo é o mais interessante para você?

Grande parte dos modelos de investimento são restritos aos mais ricos. Entretanto, o conjunto entre tecnologia e aplicações financeiras têm dado muito certo, tanto tem termos de rentabilidade quanto em termos de custo.

A tecnologia por trás dos robô advisors é extremamente eficiente e personalizável, além de ser acessível para toda a população. Por meio da utilização da inteligência artificial, uma pessoa que tem pouca familiaridade com o mercado financeiro consegue ter acesso às melhores sugestões de aplicação, apenas respondendo algumas perguntas para traçar o seu perfil de investidor.

No caso do app da Plano de Vida, por exemplo, a definição das metas é feita pelo próprio cliente e a recomendação das aplicações é determinada com base nas mais avançadas teorias de gestão de investimentos.

Reduzindo a intervenção humana e utilizando a tecnologia a seu favor, a plataforma elimina situações desagradáveis e pouco rentáveis, como o gerente do seu banco querendo vender produtos apenas para atingir suas metas, e sugere as melhores aplicações de acordo com as suas necessidades. Tudo isso fica ainda melhor por ser um serviço 100% gratuito.

Então, se você procura por algo que ajude a colocar ordem nas suas finanças e não quer gastar nem um centavo a mais por isso, não perca mais tempo. Entre já em contato conosco e veja como a Plano de vida pode ajudar na sua gestão de investimentos!