Não é segredo para ninguém que, para que a maioria de nossos projetos futuros possa ser concretizada, é preciso ter dinheiro. Mas como conseguir esse recurso?

Muitas pessoas optam por empréstimos que às vezes se estendem por mais tempo que a própria realização dos planos. Com isso, eles podem ser muito mais onerosos do que quando foram inicialmente pensados. Como evitar, então, aquelas dívidas desnecessárias?

O modo mais eficaz de alcançar metas e objetivos, sem comprometer nossa vida financeira, é criando uma reserva. Neste texto, explicamos a importância de economizar agora para que a realização de projetos futuros seja possível. Continue a leitura e confira as dicas incríveis da Plano de Vida!

Defina metas e objetivos

O primeiro passo para economizar a fim de realizar projetos futuros é saber muito bem quais são esses projetos. Para isso, temos que estabelecer metas e objetivos que podem ser a curto, médio ou longo prazo.

Para quem não tem nenhum projeto específico em mente, é possível estabelecer a criação de uma reserva financeira como objetivo. Desse modo, quando houver algum plano para usá-la, pelo menos parte do dinheiro já estará reservada. Ou, ainda, é possível usar a quantia para situações emergenciais que exijam gastos inesperados.

Calcule o valor a ser economizado por mês

Depois de definir suas metas e objetivos, é preciso calcular o valor que necessitaremos para realizar os projetos futuros.

Se desejamos fazer uma viagem, precisamos calcular os gastos com passagens, translados, passeios, alimentação e hospedagem.

Para realizar um curso técnico, superior, de idioma ou de qualquer coisa que queiramos aprender, temos que considerar o custo dos materiais didáticos, do equipamento necessário, mensalidades, transporte, alimentação.

Esses são dois exemplos, mas seja qual for o objetivo a ser alcançado, é preciso calcular os gastos totais e determinar em quanto tempo precisamos juntar esse dinheiro.

Se quisermos fazer uma viagem daqui a 12 meses, e o valor total a consumir for de R$ 9.000,00, teremos que economizar R$ 750,00 por mês para que ela se concretize.

Faça um planejamento financeiro

Ao estabelecer a quantia necessária para alcançar nossos projetos futuros, podemos incluir esse valor em nosso orçamento.

É importante lembrar que o montante reservado mensalmente para realizar esses projetos deve ser compatível com a nossa realidade financeira e com nosso padrão de vida. Por isso, é indispensável fazer um bom planejamento financeiro. Esse controle deve contemplar todas as nossas receitas e gastos. O melhor jeito de conhecer nossa realidade financeira é manter uma planilha atualizada.

Ao analisar nossa situação financeira pela primeira vez, pode ser que nos deparemos com uma situação na qual não seja possível separar dinheiro para uma reserva financeira para projetos futuros. Nesse caso, o planejamento deve começar por pagar dívidas e cartões de crédito e reduzir gastos desnecessários, até que seja possível começar a juntar o dinheiro. Se for preciso, aumente o prazo para a realização dos planos.

No exemplo da viagem mencionada anteriormente, em vez de 12 meses, talvez tenhamos que esperar dois anos para tirar as férias tão sonhadas. Desde que tenhamos um planejamento financeiro claro e que nos atenhamos a ele, será possível alcançar todas as metas e objetivos, sem fazer dívidas.

Escolha boas opções de investimento

Sempre que falamos em economizar dinheiro para realizar projetos futuros, alguém sugere que façamos investimentos. Mas como fazer isso? É importante buscar informações atualizadas e que nos permitam escolher as melhores opções de investimentos disponíveis.

Quanto mais cedo começarmos a ler sobre investimentos, mais cedo poderemos também colocar em prática o que aprendemos. O tempo que dedicamos influencia proporcionalmente o resultado que obteremos: quem começa a investir 10 anos antes de outra pessoa potencializará os juros compostos a seu favor. Além disso, o conhecimento nos permite investir em produtos melhores.

Independentemente de quais sejam nossos projetos futuros, a chave para economizar e poder realizá-los é ter disciplina e uma boa educação financeira, além de diversificar investimentos para não comprometer todo o capital em uma única opção.

Agora que você já conhece a importância de economizar para realizar seus projetos futuros, que tal aprender a investir com o nosso guia prático para investimentos?