Saber como investir é essencial para melhorar os seus resultados no mercado financeiro. Com os conhecimentos adequados, é possível se transformar em um investidor de sucesso — e até fazer disso uma carreira.

Atuar de forma profissional traz flexibilidade de horários e locais, além de ganhos elevados. No entanto, mesmo quando o objetivo não é mudar de profissão, é fundamental explorar alguns truques. Assim, é possível ser bem-sucedido e fazer o seu dinheiro render com máximo potencial.

Na sequência, mostraremos como aprofundar os seus conhecimentos e se transformar em um investidor de sucesso. Veja!

Tenha um excelente planejamento financeiro

Quem é bem-sucedido no ramo de aplicações financeiras sabe que tudo começa com uma preparação adequada do orçamento. Não adianta pensar em investir com dívidas ou sem uma boa estruturação financeira. Portanto, o ponto de partida rumo ao êxito consiste em um planejamento robusto.

A princípio, pode parecer difícil saber como usar o dinheiro da melhor forma. No entanto, certas medidas facilitam esse processo. A seguir, mostramos orientações para que o seu planejamento financeiro seja um sucesso.

Controle saídas e entradas

Não saber quanto entra e quanto sai do orçamento é uma das piores falhas. Sem entender isso, você não tem como definir se é possível aplicar mais do que tem sido direcionado hoje. Então, é essencial fazer um acompanhamento das entradas e saídas.

A intenção é anotar os rendimentos, como os salários e os retornos de outros investimentos. Também é preciso registrar as saídas, com todos os gastos bem identificados. Com uma boa análise, é possível verificar se existe algum gargalo ou se há pontos que não são totalmente aproveitados.

Economize de forma inteligente

Para aumentar a sua capacidade de investimento, o segredo está em sua vida financeira. É preciso gastar menos do que se ganha para que o que sobra seja direcionado ao mercado de aplicação.

No entanto, não basta apenas não usar o dinheiro. Deixá-lo parado significa perder potencial e, portanto, gerar prejuízos. O melhor é fazer com que ele tenha rentabilidade, até que seja viável realizar investimentos maiores. É possível recorrer a aplicações de renda fixa com alta liquidez e, depois, investir todo o montante na renda variável, se for o caso.

Além de tudo, ser inteligente ao economizar também é sinônimo de manter a consistência. Ser disciplinado é fundamental para consolidar esse hábito e, dessa forma, criar um ciclo positivo.

Aposte no reinvestimento

Outro ponto importante para um planejamento financeiro de qualidade é o reinvestimento. Basicamente, consiste em aplicar novamente parte dos ganhos obtidos com certas opções da sua carteira.

Isso é relevante para gerar o acúmulo e o crescimento do patrimônio. Com a ajuda dos juros compostos, há a chance de obter mais rentabilidade com menos esforço. Em determinado momento, é algo que gera um ciclo positivo e que funciona de forma quase automática.

Para tanto, é preciso ter a consciência de que parte do dinheiro ganho tem que ir diretamente para uma aplicação. Inclusive, essa é uma maneira de diluir ainda mais alguns riscos e de garantir máxima eficiência.

Aumente a educação financeira

Fazer um bom planejamento financeiro para investir não é um evento único na vida. Nossas necessidades e objetivos estão em constante transformação, assim como o mercado. Então, é preciso executar adaptações frequentes. Além disso, sempre há o que aprender.

Um dos jeitos de aproveitar todo o potencial é aumentar a educação financeira. Buscar novas formas de aprendizado e conselhos de especialistas no tema é essencial. A partir desse ponto, podemos dizer que você terá cada vez mais segurança para tomar novas decisões.

Defina seu perfil de investidor

Cada pessoa tem os próprios interesses, necessidades e possibilidades na hora de aplicar os recursos. É por isso que dizemos que não existe uma fórmula universal, já que cada um tem aspectos específicos para considerar. Para ser um investidor de sucesso, tudo tem que ser levado em conta.

A expressão máxima dessas particularidades vem na forma do perfil de investidor. Dependendo das suas características, diferentes tipos de aplicação serão mais indicados para você. Conhecer essa questão, portanto, é fundamental para tomar boas decisões. Na sequência, veja o que é necessário para fazer tal definição.

Entenda o seu apetite ao risco

Nossa primeira recomendação consiste em estabelecer o nível de risco que você está disposto a correr. Quem não deseja perder nada, mesmo que isso diminua a rentabilidade, é conservador. Já quem está disposto a se arriscar um pouco por um desempenho melhor é moderado. Os arrojados e agressivos são os que correm grandes riscos em troca de resultados ainda maiores.

Essa identificação tem que ser feita com muita honestidade. Não adianta considerar que o seu apetite ao risco é grande se, em um movimento do mercado, você se precipitar para não perder.

Faça uma análise concreta do que você espera do mercado financeiro e o que significa, de fato, ser um investidor de sucesso para a sua realidade.

Não desconsidere a necessidade de liquidez

Não basta apenas pensar no nível de risco de uma abordagem. Também é essencial avaliar a liquidez, que demonstra a facilidade com a qual você pode retirar o dinheiro. Normalmente, um nível elevado traz bastante segurança, mas compromete um pouco da rentabilidade.

Paralelamente, você não deve imobilizar uma parte muito grande do dinheiro se não tiver certeza sobre a decisão. Nesse caso, vale a pena ponderar quais são as suas necessidades e os prováveis imprevistos. A partir disso, recomendamos que defina por quanto tempo você pode esperar para ter o dinheiro novamente.

Tenha objetivos claros

Agora que você já conhece a sua disposição a correr riscos, nossa indicação é definir objetivos bem específicos. Eles devem ser traçados em três aspectos: em curto, em médio e em longo prazo.

Os de curto prazo, normalmente, têm maior liquidez e menor rentabilidade. Se os rendimentos forem elevados, o risco aumenta na mesma medida. Um exemplo é o day trade. A compra e venda de ações acontece dentro do mesmo dia, mas os riscos são elevados.

Conforme o prazo se estende, a liquidez pode se tornar menor, já que a intenção é usar o dinheiro em um tempo maior. Ainda assim, fique de olho no seu perfil.

Além de tudo, não se esqueça de definir quais são as suas principais necessidades, quanto deseja ganhar, se haverá construção de patrimônio e assim por diante. Um investidor de sucesso sempre sabe aonde pretende ir, pois isso ajuda a traçar uma estratégia.

Esteja disposto a diversificar

Mesmo com o perfil de investidor bem definido, a nossa recomendação é que você aposte na diversificação de carteira. Basicamente, significa aplicar o seu dinheiro em várias opções, como uma forma de conquistar o equilíbrio entre riscos e ganhos.

Ao recorrer à renda fixa e à variável, por exemplo, dá para balancear a segurança e a rentabilidade. Isso ajuda a diminuir as perdas, além de otimizar o desempenho. Então, é preciso avaliar os seus objetivos para definir a proporção que melhor se encaixa.

Para ter sucesso, não se esqueça de escolher alternativas que não se relacionem e que não dependam de indicadores semelhantes. Assim, qualquer movimentação negativa, normalmente, é compensada por uma positiva.

Estude o mercado de investimentos

Como dissemos, aumentar a educação financeira é primordial. Mas além de entender sobre o próprio dinheiro, é fundamental estudar o mercado de investimentos de maneira completa. A intenção é compreender, progressivamente, como aplicar os seus recursos e fazê-los render, dentro de certos objetivos.

Ao mesmo tempo, pode parecer difícil aumentar os conhecimentos que você já tem, não é? Para não ter dúvidas, trazemos dicas para aprender mais a respeito do mercado de investimentos!

Aprenda sobre novos investimentos

Qualquer investidor de sucesso sabe que a área financeira passa por grandes transformações. Mudanças no cenário econômico provocam alterações nos indicadores e, portanto, nos rendimentos. Além disso, novos modos de fazer negócio também se estabelecem, já que investimentos são criados de acordo com as demandas.

Uma das formas de não ser deixado para trás é procurar entender as novas aplicações. Mesmo que você não vá redirecionar os valores imediatamente, é interessante ter visibilidade quanto às opções. Então, não deixe de aprender novas maneiras de fazer os seus recursos render.

Acompanhe as notícias da economia

Dissemos que a situação econômica muda frequentemente e que afeta os investimentos, certo? Para ser um investidor de sucesso, você não pode ignorar esse aspecto. Na prática, isso consiste em acompanhar de perto a economia.

As alterações no mercado interno, como previsões de crescimento e mudanças na taxa de juros, tornam algumas opções mais ou menos atrativas. Já as transformações no cenário externo também têm implicações em diversas aplicações internas. A recente disputa comercial entre China e Estados Unidos, por exemplo, tende a afetar as principais bolsas de valores.

Ao verificar esses movimentos, é mais fácil prever alterações e, assim, definir como mexer na sua carteira do modo certo. Inclusive, é um jeito de evitar o efeito manada, que acontece quando todos procuram ou deixam um investimento, levados por outros investidores. Com um entendimento sólido, você conseguirá agir de forma independente.

Conheça novas estratégias de aplicação

Tão importante quanto explorar ativos inéditos é pensar em novos meios de fazer os recursos renderem. Isso significa, por exemplo, buscar estratégias de alavancagem para ações ou de alocação na diversificação.

Naturalmente, não recomendamos embarcar em qualquer possibilidade. Porém, vale a pena conhecer novos pontos de vista e o que outras pessoas têm feito com seu dinheiro. Ainda que você não utilize táticas muito diferentes, é um jeito de entender o que tem dado certo.

Também é uma boa oportunidade para saber como agir em situações atípicas ou com objetivos agressivos. Quanto mais você reconhecer as diversas possibilidades, mais fácil será escolher o seu caminho.

Fuja de receitas milagrosas

Ao mesmo tempo, é preciso saber separar o que é interessante do que não é. Qualquer investidor de sucesso sabe que os riscos sempre existem — alguns maiores, outros menores. Além do mais, não dá para ter tudo de uma vez, e é por isso que não há aplicações com altíssimo rendimento e total segurança.

Compreender essa questão é fundamental para fugir de grandes promessas e fórmulas mágicas. Acreditar que existe uma forma de construir patrimônio muito rapidamente e sem nenhuma chance de perda é o caminho mais eficiente para o insucesso. Reconhecer isso e aprender a se livrar das ciladas financeiras, portanto, também é parte do conhecimento sobre o mercado de investimentos.

Compare as aplicações e instituições

Diante de uma proposta que parece muito atraente, é comum sentir o desejo de fechar negócio e começar a fazer o dinheiro render. No entanto, tomar decisões precipitadas dificilmente acaba bem quando o objetivo é se transformar em um investidor de sucesso.

O ideal, portanto, é fazer uma boa comparação — tanto de instituições quanto das próprias aplicações. Isso permite tomar uma decisão embasada e que tem riscos consideravelmente menores. Não sabe como fazer? Ensinamos a seguir!

Fuja dos bancos

É comum encontrar ofertas de investimentos em grandes bancos comerciais. No entanto, essas não são as melhores alternativas se você realmente quiser ser um investidor de sucesso.

Em geral, acontece um conflito de interesses, já que as ofertas do gerente estão atreladas a um ganho próprio. Além de tudo, é frequente que as necessidades específicas do investidor não sejam levadas em conta.

Na média, portanto, o ideal é deixar essas instituições de lado e alçar novos voos rumo à rentabilidade das corretoras e semelhantes.

Não se esqueça das taxas envolvidas

Ao mesmo tempo, é preciso tomar cuidado com diversas condições. Não é porque uma corretora se mostra melhor que um banco que ela é, de fato, a alternativa mais recomendada de todo o mercado.

Em vez disso, é melhor avaliar a infraestrutura, o que nos leva diretamente para as taxas. Empresas robustas normalmente têm alguns custos, como taxas de administração, de custódia e de performance. A última só é paga caso a rentabilidade alcance valores acima da média, mas as demais podem ser obrigatórias.

Para não comprometer o desempenho do investimento, não deixe de avaliar os valores e os impactos sobre os seus ganhos. Ao mesmo tempo, considere o custo-benefício. Se a estrutura de atendimento é diferenciada e se os números se mostram positivos, pode ser interessante pagar um pouco a mais.

Lembre-se de que histórico não é garantia

Na hora de avaliar as aplicações propriamente ditas, temos uma recomendação que não deve ser esquecida: o desempenho positivo no passado não significa que o futuro será igual. Especialmente em fundos, isso é muito verdadeiro.

Basicamente, quer dizer que não basta apenas olhar para a série histórica. Um fundo pode ter tido ótimo desempenho em momentos anteriores e, ainda assim, ser menos interessante que outras opções para o médio ou longo prazo.

Use seus novos conhecimentos sobre o mercado de investimentos e procure possibilidades que se encaixem corretamente no seu perfil. Ao considerar o futuro e todas as necessidades específicas, é possível recorrer a uma alternativa que, de fato, atenda aos seus maiores interesses.

Acompanhe a performance

Para se tornar um investidor de sucesso, você deve ter em mente que não basta tomar uma boa decisão em determinado momento. É preciso fazer uma série de escolhas positivas e que levem à conquista do que você deseja. A comparação de papéis e de instituições pode levar a uma escolha, mas não é a parada final.

Depois de alocar os seus recursos, continue de olho na performance. A ideia é entender como a sua carteira tem se comportado e se os seus objetivos têm sido atingidos. Como falamos, as mudanças acontecem a todo momento e, em uma transformação, talvez um investimento perca atratividade.

Ao ficar de olho no desempenho, dá para definir se certas opções ainda atendem às suas metas. Em caso negativo, basta fazer as adaptações necessárias para maximizar as suas chances de ganhos.

Conte com uma assessoria de investimentos

Ter a ajuda certa é uma ótima maneira de chegar mais longe com os seus esforços de investimentos. Muitos investidores de sucesso contaram com mentores ou com uma orientação qualificada até que pudessem se transformar, eles mesmos, em verdadeiros gurus do tema.

Para trilhar esse caminho, a nossa recomendação é buscar uma assessoria de investimento. Essa empresa não é uma corretora, mas é formada por uma equipe que entende muito do assunto. Então, os profissionais podem fazer indicações sobre quais são os melhores investimentos. Para aproveitar todos os pontos positivos, no entanto, a escolha tem que ser adequada. Na sequência, veja quais são os pontos que devem ser considerados.

Entenda a experiência e a capacitação

A avaliação tem que começar pela capacidade de entregar resultados que a assessoria demonstra ter. Afinal, a contratação tem o objetivo de potencializar o seu dinheiro e fazer com que ele renda da melhor maneira. Para isso, os profissionais designados têm que ter uma boa capacitação e muito conhecimento sobre o tema.

Outro aspecto a avaliar é a experiência oferecida. A intenção é que tudo ocorra da maneira mais prática e conveniente — afinal, a ideia é simplificar a sua vida como investidor de sucesso.

Se a empresa oferece recursos diferentes e abordagens adequadas às suas necessidades, esse é um ponto positivo. Para ter maior confiança, veja quais são as opiniões de quem já contratou os serviços dessa assessoria.

Opte por soluções personalizadas

Falamos que cada pessoa tem suas necessidades e um perfil de investidor, certo? Como não há fórmulas únicas que funcionem para todos, é crucial que a assessoria de investimentos traga soluções totalmente personalizadas.

O ideal é que o seu perfil seja considerado, bem como seu planejamento financeiro, seus objetivos e suas necessidades. É essa abordagem direcionada que faz com que seja possível se tornar um investidor de sucesso.

Quanto maior for o nível de personalização e mais intensa for a preocupação da assessoria em garantir sua satisfação, maiores serão as chances de que a etapa corra conforme o esperado.

Analise a segurança

Um dos pontos positivos de recorrer a uma assessoria de investimentos é que você pode fazer tudo pela internet. A automação trouxe essa facilidade e é ideal para quem busca praticidade ou não tem muito espaço disponível na rotina.

Ao mesmo tempo, seus dados são compartilhados em uma conexão. Se eles vazarem, você pode sofrer prejuízos ou, no mínimo, uma grande inconveniência. Então, não dá para deixar de considerar esse aspecto.

Qualquer assessoria que não leve isso a sério não considera o seu dinheiro da forma que deveria. Para não correr riscos, é essencial que as informações sejam criptografadas com o nível esperado de uma transação bancária. Também é indispensável que os dados estejam protegidos por cláusulas que impeçam a sua divulgação a terceiros. Com isso em mente, a decisão é mais acertada.

Considere os custos

Não menos importante, você tem que considerar os custos do processo. Afinal, a intenção é obter uma boa rentabilidade para atingir os seus objetivos e concretizar planos. No entanto, não caia no erro de apenas escolher a opção mais barata.

Em primeiro lugar, recomendamos que você pense como um investidor de sucesso. Se uma assessoria custa pouco, significa que a estrutura pode não ser adequada. Nesse caso, talvez não estejam disponíveis todos os recursos tecnológicos ou capital humano suficientes.

Além de tudo, escolher uma opção mais barata pode ter consequências profundas. Sem um apoio totalmente profissional e estruturado, você perderá boas chances, o que aumentará o custo de oportunidade.

Ao mesmo tempo, é claro, não é interessante julgar que o mais caro é o melhor. Então, na hora de avaliar o preço, pense nos custos de forma relativa e, principalmente, tenha visão de médio e longo prazo. Assim, fica fácil definir se a alternativa em questão realmente é interessante.

Tornar-se um investidor de sucesso é bem mais simples do que parece. Ao seguir as nossas dicas, você terá a chance de conquistar resultados muito melhores. No fim, isso significa ter a oportunidade de realizar os seus sonhos!

Como ter o apoio da empresa certa facilita o caminho, conheça a Plano de Vida e entenda como podemos ajudar!