Para quem não consegue ser muito disciplinado no uso e controle do dinheiro (e muitas pessoas são assim), vale a pena recorrer a algumas ferramentas digitais a fim de ajudar na missão de ter um maior controle financeiro.

Estamos falando dos diferentes aplicativos desenvolvidos para gestão financeira. Existem alguns gratuitos, enquanto outros são pagos. E há também os que se apresentam nas duas modalidades: grátis e pago, mas a versão paga oferece sempre mais recursos.

Os aplicativos, ao contrário do que muitas pessoas pensam, são seguros para ajudar na gestão financeira e evitam o descontrole, que prejudica qualquer orçamento. Temos que dar um voto de confiança a esses recursos simples, mas que facilitam bastante o nosso dia a dia.

Conheça 6 aplicativos que vão ajudar no controle financeiro pessoal!

1. GuiaBolso

Esse aplicativo permite que o usuário cadastre seu saldo e lance suas movimentações de rotina para verificação das despesas. Cadastrando a conta bancária, o GuiaBolso sincroniza, de forma segura e automática, todas as transações efetivadas, incluindo aquelas feitas no cartão de crédito.

As despesas são classificadas por categoria, como: saúde, educação, lazer, mercado e assim por diante.

Trata-se de um aplicativo totalmente gratuito, disponível para iOS e Android.

2. Minhas Economias

Outro aplicativo gratuito para controle financeiro, com a diferença de que também funciona na nuvem. O usuário se cadastra no aplicativo (disponível para Android) e depois pode acessar a plataforma online e, por meio dela, gerencia suas despesas.

É possível separar as despesas por categoria de forma manual. Existe também o gerenciador de sonhos, recurso que ajuda a poupar dinheiro.

O programa dispõe de relatórios e gráficos que tornam mais fácil a análise da situação financeira. Uma de suas limitações é que ele só realiza análises de até um ano.

3. Contas Online

Contas Online é uma plataforma com opções de serviços gratuitos e pagos. Permite o controle financeiro pessoal e corporativo. Na versão paga, existem planos que o usuário pode escolher conforme suas necessidades e condições.

O sistema mantém controle sobre receitas e despesas, possibilitando ao usuário analisar seus gastos para traçar suas estratégias.

Diferente dos outros, só funciona na nuvem, não necessitando ser instalado no dispositivo.

4. Meu Dinheiro

Outro aplicativo que merece menção é o Meu Dinheiro. Ele permite o lançamento de receitas e despesas por meio de SMS de qualquer banco. O Meu Dinheiro existe na versão online (plataforma web) e nas versões para iOS e Android.

Também é oferecido na versão gratuita e na versão paga, com planos pessoais e empresariais.

5. Money Lover

O Money Lover é um aplicativo que divide o orçamento em categorias, tornando mais fácil a segmentação. O usuário tem a chance de criar categorias também conforme julgue necessário.

Os gráficos intuitivos apresentados ajudam na interpretação dos dados, permitindo que a pessoa possa analisar sua situação financeira detalhadamente.

O Modo Viagem oferece a possibilidade de manter controle sobre as despesas em uma moeda diferente enquanto estiver no exterior.

Está disponível nas versões paga e gratuita, para os sistemas operacionais iOS e Android.

6. Bônus: Plano de Vida

A Plano de Vida é um aplicativo que presta assessoria em finanças e investimentos, auxiliando no planejamento de orçamento e sugestão de carteiras de investimentos personalizadas. Usamos inteligência artificial para encontrar oportunidades para seu patrimônio e otimizamos os seus investimentos ao utilizar fundamentos técnicos e estatísticos para maximizar os ganhos.

A Plano de Vida procura educar financeiramente os usuários, orientando sobre o uso correto do dinheiro e a possibilidade de fazer investimentos conforme o perfil de cada um.

Esses são apenas alguns dos aplicativos que permitem efetivar o controle financeiro pessoal. Vale a pena conhecê-los melhor!

É possível aprender muita coisa sobre finanças se divertindo! Aproveite que está aqui e veja nossa lista com 6 filmes que ensinam sobre o mercado financeiro.