A ideia de mercado financeiro pode parecer extremamente abstrata para várias pessoas, e o modo como ele é por vezes retratado na mídia pode fazer parecer que se trata de um clube secreto ao qual não podemos ter acesso. Mas não é bem assim. Uma boa maneira de conhecer melhor esse mundo é assistindo a filmes sobre o mercado financeiro.

Pensando nisso, trazemos uma lista de 6 filmes que consideramos relevantes e podem servir a diversos objetivos.

Seja por pura curiosidade, seja para aprofundar seus conhecimentos sobre o mercado financeiro e a educação financeira, nossa seleção de filmes ajudará você a conseguir exatamente o que procura. Confira!

1. Trabalho Interno (Inside Job)

A crise econômica de 2008, que atingiu proporções globais e fez com que milhões de pessoas perdessem seus empregos e suas casas, serviu de inspiração para diversos filmes sobre o mercado financeiro.

Dentro dessa categoria, encontra-se “Inside Job”, o vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2011, dirigido por Charles Ferguson e narrado por Matt Damon.

Com o auxílio de pesquisas e entrevistas extensivas com pessoas ligadas ao mercado financeiro, jornalistas e políticos, o documentário tenta expor e desvendar os fatos que culminaram na crise de 2008.

O filme também mostra as consequências do estouro da bolha imobiliária e aponta os possíveis responsáveis por esse acontecimento.

O excesso de informações e detalhes nos faz acreditar que esse é um filme mais indicado para aqueles que já conhecem o mercado financeiro. Mas se trata de uma aula tão completa e importante sobre economia que não deve ser ignorado por ninguém que tenha interesse sobre o assunto.

2. Jogo do Dinheiro (Money Monster)

Em “Jogo do Dinheiro”, podemos ver a história de Lee Gates, um apresentador de televisão que traz dicas de investimento em seu programa e é sequestrado ao vivo. Seu sequestrador é um telespectador indignado por ter pedido dinheiro depois de seguir as orientações de Gates.

O longa-metragem faz uma crítica ao sistema capitalista e à espetacularização da mídia, sem abrir mão de espaço para alívios cômicos em meio à tensão do sequestro. Mostra ainda que, por trás do prejuízo sofrido pelo sequestrador de Lee Gates, existe um esquema mundial de corrupção que ressalta a interligação do mercado financeiro em um nível global.

3. O Lobo de Wall Street (The Wolf of Wall Street)

“O Lobo de Wall Street” é um dos mais conhecidos filmes sobre o mercado financeiro, o que se deve principalmente às cinco indicações ao Oscar que recebeu e a uma das melhores atuações de Leonardo DiCaprio em toda a sua carreira.

Inspirado nas memórias de Jordan Belfort, interpretado por DiCaprio, o longa conta como Belfort, após perder o emprego em uma corretora de Wall Street devido à Black Monday — quando as bolsas de vários países caíram repentinamente ao mesmo tempo —, passou a trabalhar para uma empresa pequena que lidava com papéis de baixo valor e que não estão na bolsa de valores.

Inspirado por essa ideia, ele se junta a velhos amigos e cria a Stratton Oakmont, uma empresa que promete enriquecimento rápido.

“O Lobo de Wall Street” retrata o uso de brechas do sistema financeiro para enriquecer e crescer. Também denuncia o envolvimento em esquemas ilegais e fraudes e, por isso, é um bom exemplo do que não se deve fazer e de quais práticas devem ser evitadas ao trabalhar no ramo das finanças.

4. O Homem que Mudou o Jogo (Moneyball)

“O Homem que Mudou o Jogo”, que conta a história do time de baseball Oakland Athletics, não é especificamente um filme sobre o mercado financeiro.

O filme trata, na verdade, do relato verídico de como Billy Beane, gerente do time, conseguiu desenvolver um sofisticado programa de estatísticas para o clube, apesar do pouco dinheiro em caixa e da falta de investimentos.

Junto a Peter Brand, jovem que acabara se formar em economia em Yale, Beane passa a investir em jogadores medianos e a treiná-los com base em estatísticas. Com esforço e planejamento financeiro, o Oakland Athletics passou a ser uma das principais equipes de baseball dos anos 80, e o modelo criado por eles é utilizado até hoje por diversos clubes no momento de contratar atletas.

5. A Grande Aposta (The Big Short)

“A Grande Aposta” é baseado no livro de mesmo nome escrito por Michael Lewis e se passa em um momento no qual os Estados Unidos vivem uma crise imobiliária e apresentam uma economia cada vez mais instável.

O filme conta a história de como três homens, sem nenhuma relação entre si e de formas completamente distintas, conseguiram prever que a bolha do mercado imobiliário estouraria. Eles souberam apostar contra o sistema a fim de se beneficiar com a crise.

Além do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado de 2016, um dos grandes feitos de “A Grande Aposta” é explicar a linguagem dos mundos financeiro e econômico de forma divertida e didática, razão pela qual acreditamos que é um dos filmes indispensáveis para quem não conhece o mercado financeiro.

6. Grande Demais para Quebrar (Too Big to Fail)

“Grande Demais para Quebrar” é outro dos vários filmes sobre o mercado financeiro inspirados pela crise de 2008. Ele revela detalhes dos bastidores da tentativa empreendida pelo Governo e pelos principais banqueiros dos Estados Unidos — e de outros países — para salvar gigantes do mercado financeiro, como as empresas Lehman Brothers, Goldman Sachs, AIG, Merrill Lynch, entre outras.

O filme foi baseado no livro homônimo escrito pelo jornalista Andrew Sorkin, que dramatiza a crise de 2008 pelos olhos de Henry Paulson, o então Secretário do Tesouro dos Estados Unidos.

A inspiração para o título vem de uma tese que defende a ideia de que algumas instituições financeiras são “grandes demais para quebrar”, uma vez que as ruínas delas poderiam gerar consequências devastadoras para toda a sociedade.

É verdade que os filmes, mesmo baseados em histórias reais, nem sempre mostram a realidade como ela é. Todavia, nossa seleção de filmes sobre o mercado financeiro vai permitir que você conheça melhor esse universo, seja para satisfazer sua curiosidade sobre o assunto, seja para ter um guia sobre que pontos estudar com maior profundidade.

Gostou das nossas sugestões de filmes sobre mercado financeiro? Conhece algum outro que gostaria de recomendar? Compartilhe sua opinião com a gente e deixe um comentário aqui no blog!